Bem vindos a nossa humilde Seara!

Em 24 de maio de 2009, os Orixás prepararam um lugar...com a ajuda de todos os guias espirituais, orientados pelo Preto Velho Pai João das Matas e sob a proteção do Caboclo Ogum Sete Ondas. Não tínhamos um local apropriado para a manifestação de nossa fé, porém, os trabalhos espirituais aconteciam há anos, pois a missão estava sendo clara para todos os irmãos de fé: a prestação da caridade espiritual através da Umbanda.

Com a perseverança de todos e a autorização do Plano Espiritual, arregaçamos a manga e caminhamos para a oficialização do nosso templo. A partir da nossa fé esse ponto de Luz nasceu, simples e humilde assim como nossa querida Umbanda.

Hoje, através dos fundamentos da Umbanda onde reconhecemos a caridade como soliedariedade, respeito e amor ao próximo, buscamos a evolução espiritual no nosso templo com a força e luz de Nosso Pai Zambi e dos Orixás.

Saravá Zambi!

Saravá Orixás!

Saravá Ogum Sete Ondas!

Saravá Pai João das Matas!


NOSSA MISSÃO

Unidos pela fé e fundamentos da Umbanda, onde reconhecemos a caridade como soliedariedade, amor e respeito ao próximo com comprometimento assíduo aos preceitos umbandistas e ao desenvolvimento humano, auxiliando nas horas necessárias respeitando a integridade humana de forma holística.


NOSSA VISÃO

Segundo o artigo XVIII da Declaração dos Direitos Humanos:
"Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião, este direito inclui a liberdade de manifestar essa religião e crença pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou particular".


NOSSOS VALORES


Amor ao próximo
Caridade
Soliedariedade
União
Compromisso

Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FESTA DO NOSSO PAI OXÓSSI

OKÊ... OKÊ GUERREIRO DE ARUANDA! OKÊ... REI DOS CABOCLOS E DAS MATAS! SENHOR OXÓSSI, QUE AS SUAS MATAS POSSA ESTAR REPLETA DE PAZ, HARMONIA E BEM-AVENTURANÇA. MEU PAI OXÓSSI, REI DOS CAÇADORES, NÃO PERMITA QUE NOS TORNEMOS UMA PRESA DOS MALEFÍCIOS, NEM DOS NOSSOS INIMIGOS. OKÊ, OKÊ, MEU PAI OXÓSSI, REI DAS MATAS DE ARUANDA. OKÊ ARÔ! 






MEU PAI OXÓSSI ABENÇOE SEUS FILHOS E A NOSSA CASA, QUE TANTO PRESTA A CARIDADE EM SEU NOME! SARAVÁ SENHOR OXÓSSI!!!! OKÊ CABOCLO!!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

ORAÇÃO DO UMBANDISTA

Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa Comunicação.
Onde tantos mistificam, que eu leve a palavra da verdade!
Onde tantos procuram ser servidos, que eu leve a alegria de servir!
Onde tantos fecham os olhos para a prática do bem, que eu abra meu coração para acolher!
Onde tantos usam a Umbanda como comércio, que eu seja usada pela Umbanda para o Amor!
Onde tantos espalham a ignorância e o preconceito, que eu saiba agir pela Luz do Conhecimento e da Razão!
Onde a vida perdeu o sentido, que através da Umbanda eu leve o Sentido de viver!
Onde tantos me pedem um “despacho”, que eu saiba ensinar a benção do trabalho interno!
Onde haja doença, que eu leve a vibração de saúde do Sr. Oxossi. 
Onde haja desespero que eu leve a concórdia e a placidez das Águas. 
Onde houver desânimo, que leve a determinação e tenacidade do Sr. Ogum. 
Onde houver injustiça, que eu leve o discernimento e a justiça do Sr. Xangô.
Onde tantos me pedem um milagre, que eu seja a humildade do Preto Velho!
Onde tantos estão sempre distantes, que eu possa fazer a Umbanda sempre presente!
Onde tantos sofrem de solidão que faz morrer, que eu seja a pureza de Ibejada, espalhando a alegria!
Onde tantos morrem na matéria que passa, que o Sr. Omulu Obaluaiê me abençoe com a vibração da terra, geradora permanente de vida. 
Onde tantos olham para a terra, que eu seja um espelho de Aruanda, a refletir sua Luz na terra!
SARAVÁ UMBANDA!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

FESTA DE PRETOS VELHOS - 16 DE MAIO DE 2010


E mais um dia reunimos a nossa fé para homenagear os nossos queridos Pretos Velhos e comemorar o aniversário do nosso templo. 

"Senzala em festa
Umbanda em alegria
 Oxalá Pai da Verdade chegou o nosso dia"  

Nossos queridos Pretos Velhos que trazem na Umbanda a virtude da simplicidade e humildade

Nos curvamos diante de vossa luz

 Queremos agradecer  e ofertar

Queridos Pretos Velhos que vossa bondade e ternura recaia sobre todos nós!

Agradecemos a todos os médiuns da casa

Aos nossos Ogãs

A toda assistência e  visitantes

A  presença de Mãe Edna e seus filhos, 
Todos compartilharam conosco nossa alegria  

 Axé a todos que participaram desta humilde mas ilustre homenagem aos nossos queridos Pretos Velhos e comemoração do aniversário do nosso Templo.

Saravá ao Nosso Querido Pai João das Matas!
Saravá a todos Pretos Velhos e Pretas Velhas!
Adorei as Almas! 

quarta-feira, 12 de maio de 2010

OS SETE SORRISOS DE UM PRETO VELHO


Um preto velho ao chegar no terreiro olhou a sua volta e  sorriu...e em cada sorriso foi levando a Deus Zambi   suas  preces :
  
Meu Pai Zambi, Deus Maior:


O Primeiro sorriso é pelo médium que está sempre zelando por sua conduta e equilíbrio espiritual, quando um   preto velho ou outra entidade chega no terreiro, o mesmo trata com tamanho carinho.

O Segundo sorriso é pelos ogãs que  estão presentes nas giras, transmitindo com sua energia a alegria, amor e carinho no ambiente trazendo a força dos Órixás.

O Terceiro sorriso é pelos médiuns que estão sempre dispostos a ajudar e zelar pela casa de nosso pai, que chegam cedo para ajudar, os que vem fora dos dias de trabalho para organizar as atividades e  a casa pela sua própria vontade e que muitas das vezes são os primeiros a chegarem  nas giras e os últimos a saírem também.

O Quarto sorriso é pelos cambonos  quando olhamos para eles e vimos através de seus olhares, humildade, solidariedade e vontade de ajudar e auxiliar as entidades e os guias.

O Quinto sorriso é pelo consulente que vem até junto de nós e fala: hoje meu Preto velho, não vim para pedir e sim para agradecer a Nosso Pai Oxalá por tudo que recebi.  

O Sexto sorriso é pelo zelo com que o dirigente, tem por nossa mãe UMBANDA, pelos seus irmãos, pela sua  humildade, por serem  referência.

O Sétimo sorriso é por agradecimento aos Orixás, pois por intermédio deles , Nosso Pai Zambi deu- nos  maior oportunidade de poder praticar a caridade e elevarmos nossa espiritualidade.

SARAVÁ AOS PRETOS VELHOS! ADOREI AS ALMAS!


Preto Velho
Carreteiro de Oxalá
Bastão bendito de Zambi
Mensageiro de Obatalá
Meu pensamento eleva se ao teu espírito e peço Agô.
Que tuas guias sejam o farol que norteie minha vida,
Que vossa pemba trace o caminho certo para todos os meus atos,
Que vossas palavras, tão cheias de compreensão e bondade, iluminem minha mente e meu coração,
Que teu cajado me ampare em meus tropeços.
Ontem te curvastes aos senhores...
Hoje, ajoelho-me aos teus pés pedindo que intercedas junto a Oxalá por mim e por todos que neste momento clamam por vós.
Maleme e paz sobre meu lar e que a luz divina de Obatalá se estenda pelo mundo,
E que o grito de todos os orixás sejam o sinal de vitória sobre todas as demandas de minha vida.
Maleme as almas.
Maleme para todos os meus inimigos, para que saiam do negrume da vingança e encontrem fonte fecunda e clara do amor e caridade.
Salve a todos Pretos e Pretas Velhas! Adorei as Almas!

terça-feira, 11 de maio de 2010

FESTA DE OGUM - 25 ABRIL DE 2010

Ogunhê Meu Pai! Patacori Ogum!
Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos
Eu andarei vestido  e armado com as vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e enm pensamentos podem ter para me fazerem mal 
 
Armas de fogo não me alcançaram, facas e lanças se quebraram sem meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebantarão sem meu corpo amarrar
 Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo  e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza.
Que todos os tambores ressovam a Ti, Meu Pai Ogum!
Meu Pai Ogum, abençoe vossos filhos
Receba nossa devoção
Dê- nos a força necessária 
Para levarmos sempre adiante a bandeira de Nosso Pai Zambi
A bandeira da justiça, da caridade e do amor!
Salve São Jorge Guerreiro!
                Saravá a Nosso Pai Ogum!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Saravá Pai Ogum! Salve São Jorge Guerreiro!

É o Senhor da guerra e batalhas sobre o mal. Mensageiro direto de Oxalá, defensor dos fracos e oprimidos, vence todas as demandas pois possui o ferro como seu elemento e o fogo como sua força. Das guerras é o Senhor, nas demandas empresta seu valor, nos combates é o mais aguerrido e poderosos dos Órixas.
Ogum é força e poder. Com ele o filho de fé poderá descortinar os altos ideais do espiríto. Seu campo de atuação é o etéreo-astral, onde age com seu poder arbitrário, submetendo tudo e todos à sua vontade para levar aos necessitados o seu concuso em prol de uma causa justa. Montado em seu fogoso cavalo, símbolo das intenções puras, defende em todos os transes da vida humana, espelhando nos arreios de prata a gandeza de sua missão cheia de perigos, porém, sempre vencedor. Sua capa vermelha ondula ao vento e o armado da lança e a espada está sempre pronta a batalhar contra o mal.
Ogum dirige os trabalhos que correspodem à evolução dos elementares nos vários reinos da natureza, destacando-se sua ação nos rios, beira-mar, matas, estradas de ferro, entradas e saídas de vilas, cidades e cemitérios. Supervisiona também todas as encruzilhadas situando-se no centro das mesmas onde manifesta a expressão máxima de seu poder.

Data consagrada: 23 de abril
Saudação: Ogunhê , meu Pai! Patacori Ogum!
Cores: vermelho e branco / azul escuro
Dia da Semana: terça-feira
Metal: ferro
Elemento: fogo
Símbolos: ferramentas de ferro: lança, escudo e espada
Atribuições: Ogum rege o Trono da Lei, portanto, não se permite conduta alternativa. Está sempre atento ao desenrolar dos trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos espirítos, está sempre pronto para agir para manter a ordem com firmeza.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ÁLBUM 2010

09/01/2010 -  Homenagem a Oxalá pelo início do ano de 2010                                                               


 04/04/2010 - Homenagem aos Orixás pela proteção durante a quaresma


terça-feira, 16 de março de 2010

Saravá Ogum Sete Ondas!


Pai Ogum Sete Ondas, vencedor de demanda, poderoso guardião das Leis
Chamá-lo de Pai é honra, esperança, é vida
Vós que depurai e sois o domador dos sentimentos espúrios
Vós que ronda e afasta de nós a perseguição que nos assaltam a cada instante.
Vós que mostrai por piedade o bom caminho para o nosso coração, consciência e espírito.
Salve Ogum Sete Ondas, guerreiro de Oxalá.
 
Pai que abençoa seus filhos e os filhos de seus filhos.

 
Pai destemido, Senhor da espada que corta todas as demandas e nos conduz aos caminhos da prosperidade
Agradecemos a Vós, Pai Ogum Sete Ondas por fazei de nós .caminheiros do teu exército de vitórias. 
Em nossos caminhos, és Vós, Meu Pai, a espada que nos encoraja, o escudo que nos defende e a bandeira que nos protege.

Ogunhê  Meu Pai! Patacori Ogum!

Salve Pai Ogum Sete Ondas! 


Saravá Pai João das Matas!


Fostes o exemplo de Amor e ternura no trato com os irmãos infelizes do mesmo Cativeiro o padrão de conduta humilde e serena nas infectas senzalas, o modelo de trabalhador ciente da situação necessária o teu aperfeiçoamento em um planeta- escola, onde a Dor é a lição principal no aprendizado.

O sentimento de Perdão que cultivastes ao teus algozes, mesmo em condições humilhantes , deu-te a situação atual bem superior a daqueles culpados pelo sangue, suor e lágrimas que derramastes por compaixão aos companheiros de infortúnio , que sucumbirão ante a provas árduas e tempestuosa por que tinham de passar a cor da tua pele constatava com a brancura de sua alma bondosa e tolerante .


Liberto da Matéria cansada e envelhecida, Espírito bondoso que és jamais perseguiu ou amaldiçoou seus opressores.
Por isso sofrimento, a tolerância e a compreensão fizeram com que colhas hoje o fruto dos teus méritos como um espírito de luz, protetor dos que sofrem o cativeiro de suas próprias faltas, como o amigo fraterno que vem nos auxiliar em nosso progresso espiritual, como o irmão querido que nos aliviem as dores físicas e morais através de lições de amor e benevolência ou dos Sábios conhecimentos das plantas medicinais de nossa flora.

Assim com Fé e Confiança no recebimento da vossa generosa ajuda agradecemos e pedimos a Deus por tudo que faz pelos filhos teus.

 Adorei as Almas!

Salve Pai João das Matas!